terça-feira, 27 de março de 2012

Resenha sobre Etecétera, a vida sob um olhar poético

Pessoal, faz um tempo que não falo (aqui no blog) sobre ETECÉTERA, A VIDA SOB UM OLHAR POÉTICO. Tenho sempre a preocupação de manter meu blog atualizado e, por isso, deixei ETC um pouco de lado.
Mas, ultimamente tenho feito algumas parcerias e quero que vcs fiquem por dentro de tudo e acompanhem as novidades de ETC!!

A primeira parceria que eu fiz foi com Aline Ribeiro que tem um blog de muito bom gosto chamado Ler, ver e imaginar, mandei um exemplar do livro para ela e esperei que ela fizesse uma resenha sobre Etc!
Foi a opinião mais clínica que eu e Emanuella Rachel recebemos sobre nosso livro. Já havíamos recebido elogios assim como a falta de interesse de muitos, mas nenhuma opinião tinha chegado a ser aprofundada e isso nos fazia falta.
Etecétera, como o próprio nome denota é bem subjetivo e abre muitos questionamentos, assim pode criar dúvidas eternas para aqueles que não tem esclarecimentos ou não leem o livro, isso pq diferente de outros livros não é tão fácil explicar do que se tratam as poesias.
Até já nos acostumamos com perguntas sobre o significado do título ou de como nasceu a ideia. Na verdade, ETECÉTERA é um projeto, ele abraça uma ideia do início ao fim e
fala de vários assuntos, fala da vida. E não tem como falar de ETC sem explicar que é fruto de uma amizade, pois são os pensamentos juntos e diversos que formam cada uma das partes do nosso livro, assim como não tem como não explicar que o "algo a mais" que falamos é o "algo a mais" que esperamos que o leitor encontre. E no final de tudo sonhamos que ao lerem nossas poesias seríamos compreendidas como pessoas que falam de sentimentos universais. E a magia é descobrir isso, que todos sentimos coisas parecidas, na medida de nossa humanidade. Pois bem, é subjetivo mesmo!!!!!! Ou seja, fazer uma resenha sobre ETC nem é tão simples.
O que achei mais interessante na resenha feita pelo blog Ler, ver e imaginar foi encontrar uma ótica diferente da nossa, foi bom ver a interpretação de outra pessoa sobre a capa e sobre o projeto do livro no sentido de compreender qual o diferencial dele: "O livro de poesias ETECÉTERA é uma mistura que deu certo de dois sentimentos distintos de duas mulheres distintas. Por definirem com tão poucas palavras - como é de praxe da poesia - talvez tenham realmente conseguido expressar melhor os sentimentos humanos."
Outros aspectos tmb me chamaram atenção como a pesquisa que foi feita como preparação para ler o livro, achei que isso demonstra imparcialidade e tmb fundamenta toda a opinião da nossa querida Aline. E claro adorei que ela tenha se identificado com o livro!!
O texto tmb cita que existem alguns erros visíveis, confesso que a essas alturas vejo alguns erros como tem coisas que passam despercebidas aos meus olhos de tanto que já tenho intimidade com o livro. Na verdade, ETC foi uma produção independente e nossa ajuda quanto a edição foi de amigos e nesse sentido não tivemos uma assessoria profissional que nos ajudasse a perceber mesmo os mínimos detalhes. Claro que isso não é desculpa, mas...
Quanto as formas das poesias existe uma irregularidade permitida pela licença poética, como Aline disse: "Existe também no livro uma métrica distinta e uma própria regra do que é certo ou errado".

Enfim, adorei a primeira resenha de Etc e mais ainda ter tido meu livro indicado. Vale mesmo a pena ler o texto para saber mais sobre Etecétera:
http://lervereimaginar.blogspot.com.br/2012/03/resenha-etecetera-vida-sob-um-olhar.html

Um comentário:

  1. Mesmo fazendo parte da "criação" de etc, fiquei com vontade de ler (novamente) a resenha feita por Aline =) Você tem o dom de envolver as pessoas com suas palavras amiga, parabéns!!!

    ResponderExcluir

Agradeço muito a sua visita no meu blog, deixe seu comentário e me ajude a conhecer a opinião dos meus leitores.

Volte sempre!
Carpe Diem!
(Valéria Sales)